(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LA PAZ

Presidentes da Bolívia e do Peru definem agenda de trabalho binacional até 2022


30/10/2021 16:44

Os presidentes da Bolívia, Luis Arce, e do Peru, Pedro Castillo, definiram neste sábado (30) em La Paz uma agenda de trabalho até 2022, com a assinatura de uma dezena de acordos bilaterais de integração que incluem uma interconexão energética.

"Podemos gerar uma agenda ampla, conforme evidenciado no Plano de Ação 2021-2022 que acabamos de aprovar e que nos compromete ao trabalho conjunto", disse Arce durante um evento oficial na casa presidencial, ao lado de Castillo, que está em visita à Bolívia pela primeira vez.

Ministros dos dois países assinaram uma dezena de acordos: para o cuidado do binacional Lago Titicaca, a elaboração de planos de distribuição de gás natural em cidades de fronteira, a interligação de gasodutos, a promoção da ureia para uso agrícola, entre outros.

Segundo os tratados, a união dos gasodutos permitiria à Bolívia instalar uma planta de liquefação de gás natural para exportação no porto peruano de Ilo, ao sul de Lima e sobre o oceano Pacífico.

Desde o final do século passado, os dois países exploraram um melhor aproveitamento do porto de Ilo e, durante o governo do ex-presidente Evo Morales (2006-2028), a venda de gás às populações peruanas na fronteira.

Castillo, por sua vez, destacou que os acordos firmados "nos permitirão continuar avançando no fortalecimento e aprofundamento de nossos acordos mútuos e de nossa relação bilateral".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)