(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TEERÃ

Sete países pedem a talibãs que honrem seus compromissos de segurança


27/10/2021 18:02

Os seis países fronteiriços do Afeganistão e a Rússia pediram nesta quarta-feira (27) aos talibãs para "adotarem uma atitude amigável" com seus vizinhos e cumprirem seus compromissos, especialmente na luta contra o terrorismo.

"Tomamos nota das garantias e compromissos das autoridades afegãs para com a comunidade internacional de que seu território não será uma ameaça aos países vizinhos", disseram os chanceleres dos sete países em comunicado conjunto após reunião em Teerã.

Os chefes da diplomacia do Irã, Paquistão, Uzbequistão, Tadjiquistão e Turcomenistão se reuniram na capital iraniana na quarta-feira, enquanto seus homólogos russos e chineses participaram por videoconferência.

Esta é a segunda reunião deste tipo e uma terceira está prevista para 2022 em Pequim.

Em uma mensagem de vídeo dirigida aos participantes, o secretário-geral da ONU, António Guterres, lembrou a necessidade de "proteger e ajudar os refugiados" e "evitar o colapso total da economia afegã".

O Afeganistão está prestes a passar por uma das piores crises humanitárias do mundo, já que mais da metade de sua população, ou 22,8 milhões de pessoas, sofrerá de insegurança alimentar aguda neste inverno, alertou a ONU na segunda-feira.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)