(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LOS ANGELES

Tiro de Baldwin: assistente admite que não conferiu munição em arma


27/10/2021 19:16 - atualizado 27/10/2021 19:30

O assistente de direção do filme "Rust" admitiu que não conferiu completamente a munição na arma com a qual o ator Alec Baldwin matou a diretora de fotografia no set, onde "houve alguma complacência", declarou o xerife encarregado da investigação.

Ninguém foi preso ou acusado pelo incidente, que ocorreu na tarde da última quinta-feira, no rancho Bonanza Creek, enquanto o protagonista e coprodutor Baldwin ensaiava uma cena. Autoridades não descartaram acusações contra o ator. "Todas as opções estão sobre a mesa", informou Mary Carmack-Altwies, promotora distrital de Santa Fé.

O xerife do condado, Adan Mendoza, disse que cerca de 500 balas foram coletadas no set, "uma mistura de cartuchos vazios, falsos e verdadeiros". "Vamos determinar como (essa munição real) entrou no set e por que estava lá, porque não deveria", disse Mendoza.

Autoridades disseram que é "fundamental uma investigação completa e exaustiva para fazer uma avaliação". Baldwin disparou um revólver LL Pietta Long Colt 45, de acordo com Mendoza.

A diretora de fotografia Halyna Hutchins, de 42 anos, foi ferida e morreu depois em um hospital próximo, enquanto o diretor do filme, Joel Souza, também foi ferido no ombro e recebeu alta no mesmo dia.

- Complacência -

"Acho que houve alguma complacência neste set", disse Mendoza. No entanto, o xerife observou que as investigações estão no começo. "Muitos outros fatos precisam ser corroborados antes que possamos falar em negligência criminosa", acrescentou.

"É um caso muito complexo. Requer muita investigação, análise e revisões. É por isso que minha equipe está aqui", disse a promotora Mary Carmack-Altwies. "Não sabemos como isso vai acabar até que tenhamos uma investigação completa".

De acordo com informações divulgadas pelas autoridades, havia três armas no set do western de baixo orçamento "Rust". A assistente de armas no set Hannah Reed, 24, colocou-as em um carrinho na quinta-feira, durante as filmagens.

Depois de voltar de uma pausa para o almoço, Dave Halls, assistente de direção, pegou uma das armas e entregou-a para Baldwin, gritando "arma fria", jargão do cinema para avisar que a arma está descarregada, segundo depoimentos de Souza e um cinegrafista. Baldwin sacou a pistola enquanto explicava como se posicionaria em uma cena, quando ocorreu o disparo.

Hannah Reed disse aos detetives que, no dia do incidente, as armas foram guardadas em um cofre durante o almoço, mas as balas, não, segundo uma declaração juramentada entregue aos tribunais nesta quarta-feira. Segundo Dave Halls, quando Hannah lhe mostrou a arma no set para o ensaio, ele se lembra de ter visto três balas "falsas". "Ele admite que deveria tê-las conferido, mas não o fez, e não se lembra se ela girou o tambor", detalha o texto.

Mendoza indicou que o projétil que atingiu Hutchins parece ser o mesmo retirado do ombro de Souza, mas indicou que a confirmação deve vir da perícia. O xerife explicou que, além do revólver usado pelo ator, uma pistola de plástico "não funcional" e outra arma modelo Single Action Army 45 foram coletadas no rancho. "Essa parece que tinha um cilindro modificado e pode não estar funcionando, mas isso terá que ser determinado pelo laboratório criminal".

Mendoza disse que investiga rumores de que pessoas praticavam tiro ao alvo no set antes do acidente. Em entrevista à AFP, especialistas jurídicos citaram possíveis implicações do caso.

"Parece que Baldwin acreditava que a arma estivesse descarregada", apontou o professor de direito da Universidade do Sul da Califórnia, Gregory Keating, o que poderia evitar um processo criminal.

Para o consultor jurídico Bryan Sullivan, o ator poderia ser processado, assim como outros produtores do filme. "Acredito que todos serão processados. "O advogado de um querelante definitivamente irá querer citar Baldwin, para obter dinheiro", indicou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)