(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas NOVA CEPA

Holanda confina suas aves devido à gripe aviária

A decisão foi tomada após a detecção da cepa H5 da gripe aviária em uma fazenda. Cerca de 36 mil aves foram sacrificadas


26/10/2021 15:34 - atualizado 26/10/2021 18:46

Homem vestido com macacão
Funcionários da Autoridade Holandesa de Segurança Alimentar e de Produtos de Consumo (NVWa) limpam uma granja avícola após a detecção da cepa H5 da gripe aviária (foto: Jeroen JUMELET / ANP / AFP)
As autoridades de saúde holandesas pediram nesta terça-feira (26/10) a todos os avicultores que confinem os animais para conter uma epidemia de gripe aviária altamente contagiosa.

A decisão foi tomada após a detecção da cepa H5 da gripe aviária em uma fazenda da província de Flevoland, no centro do país, informou o ministério da Agricultura holandês.

"Cerca de 36.000 aves foram sacrificadas na fazenda para impedir a propagação do vírus", acrescentou o ministério em um comunicado.

O ministério também informou um aumento de aves selvagens mortas no norte da Holanda e de pássaros selvagens infectados na Alemanha.

É a segunda epidemia deste tipo registrada na Holanda este ano, após um surto parecido em fevereiro, quando foi detectada uma infecção em uma fazenda de perus no sul.

A Holanda foi o país mais afetado em 2003 quando surgiu uma cepa mortal da gripe aviária H7N7, que matou ao menos uma pessoa, infectou 255 manadas de aves e obrigou a sacrificar 30 milhões de aves, segundo a Biblioteca Nacional de Medicina.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)