(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MÉXICO

Cidade do México inicia vacinação anticovid de menores de 12 a 17 anos com comorbidades


25/10/2021 20:55

A Cidade do México iniciou nesta segunda-feira (25) a vacinação contra a covid-19 de menores de 12 a 17 anos com doenças crônicas, enquanto para os demais adolescentes ainda não há calendário de imunização.

"Começamos com a aplicação da primeira dose da vacina contra a #COVID19 para menores de 12 a 17 anos com comorbidades", tuitou o governo da Cidade do México nesta segunda.

O estado de Baja California (noroeste), fronteiriço com os Estados Unidos, também começou a aplicar o imunizante a menores com doenças graves.

Acompanhados dos pais, os menores, alguns vestindo uniformes escolares, foram aos centros de vacinação.

"Tinham dito que as crianças não seriam vacinadas, e se nós, como adultos, estamos em risco, eles também. Agora ainda mais, quando voltaram as aulas e há mais contato entre as crianças", comentou, aliviada, à AFP Ivette Martínez, mãe de um adolescente com síndrome de Asperger.

O governo federal não incluiu os menores de 18 anos em seu plano nacional de imunização argumentando, sobretudo, que expô-los em tenra idade à vacina poderia limitar seu sistema imunológico.

No entanto, um juizado determinou este mês que o governo deve modificar sua política a fim de imunizar de forma generalizada os menores de 12 a 17 anos, uma decisão que o governo disse avaliar.

Os menores da Cidade do México, epicentro da pandemia no país, recebem a vacina da Pfizer-BioNTech, a única aprovada para esta faixa etária.

Cerca de 25 milhões de alunos do ensino fundamental e médio voltaram às aulas presenciais em 30 de agosto passado.

Desde então, alguns pais recorreram à justiça pala vacinação de seus filhos, conseguindo a imunização de alguns menores.

No México, 69,9 milhões de adultos foram vacinados.

Com 126 milhões de habitantes, o México é o quarto mais castigado do mundo pelo coronavírus em números absolutos, com 286.346 óbitos e 3,7 milhões de contágios, segundo cifras oficiais.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)