(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ESTADOS UNIDOS

Biden pede que Suprema Corte bloqueie lei do Texas restringindo o aborto

Governo dos Estados Unidos fez pedido formal para que a Suprema Corte do país reverta decisão estadual do Texas restringindo severamente o aborto


18/10/2021 15:57 - atualizado 18/10/2021 16:19

Manifestantes protestam em Washington para garantir direitos ao aborto nos Estados Unidos
Departamento de Justiça pede à Suprema Corte Federal para reverter a decisão do tribunal de apelações (foto: JOSHUA ROBERTS/AFP)
O governo do presidente democrata Joe Biden pediu formalmente nesta segunda-feira (18) à Suprema Corte dos Estados Unidos que bloqueie uma lei do Texas que restringe severamente o aborto .

O Departamento de Justiça considera que a lei do Texas viola a decisão histórica da Suprema Corte no caso Rose vs. Wade, que consagrou em 1973 o direito das mulheres de interromper a gravidez.

Um juiz distrital emitiu uma ordem preliminar em 6 de outubro para deter a polêmica lei do Texas como "flagrantemente inconstitucional".

No entanto, essa ordem foi anulada dois dias depois por um tribunal federal de apelações.

No documento apresentado hoje, o Departamento de Justiça pede à Suprema Corte Federal para reverter a decisão do tribunal de apelações.

No mês passado, a Suprema Corte, com maioria conservadora, citou razões processuais e decidiu por 5-4 não intervir no bloqueio da lei do Texas, que proíbe o aborto após seis semanas de gravidez e não abre exceções para estupro ou incesto.

A Corte não se pronunciou sobre o mérito do caso que foi apresentado a ela por provedores de aborto.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)