(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas BOGOTÁ

Operação esteriliza 24 hipopótamos de Pablo Escobar na Colômbia


15/10/2021 20:23

Vinte e quatro dos 80 hipopótamos que rondam a antiga fazenda do falecido traficante de drogas Pablo Escobar, no noroeste da Colômbia, foram esterilizados diante do crescimento "descontrolado" desta espécie "invasora", informaram nesta sexta-feira (15) as autoridades.

Os hipopótamos foram inoculados com o medicamento GonaCon "através de dardos disparados em indivíduos laçados e capturados", informou em nota o Cornare, uma corporação regional de proteção ambiental.

Também foram utilizados "rifles de dardos" para esterilizar os animais que estão nos lagos, em uma operação que contou com financiamento e apoio técnico dos Estados Unidos, o principal consumidor de cocaína do mundo.

A população de hipopótamos cresceu de forma descontrolada desde que o "senhor da droga" colombiano adquiriu um casal desses animais para um zoológico particular que construiu em sua propriedade, que hoje se tornou um parque temático.

"Trata-se de um anticonceptivo que tem efetividade em machos e fêmeas" e é mais "econômico" que uma "esterilização cirúrgica", segundo o Cornare.

A entidade espera que a iniciativa seja uma "referência mundial para o controle da população dos hipopótamos invasores, um caso único no planeta".

"Contudo, [a operação] não deixa de ser complexa, já que os especialistas sugerem que são necessárias três doses, com base nos estudos e comparações realizadas em outros animais de grande porte, como os cavalos", acrescentou a entidade.

A esterilização química desses 24 indivíduos se soma à de outros onze animais que já tinham sido esterilizados de maneira tradicional.

Libertados a sua própria sorte na fazenda abandonada após a morte de Escobar em 1993, os hipopótamos se multiplicaram. Os outros animais que o traficante possuía, como flamingos, girafas, zebras e cangurus, foram vendidos a zoológicos.

De acordo com alguns especialistas, este legado insólito do narcotraficante pode ser a maior manada de hipopótamos fora de África, e um problema ambiental na Colômbia.

"A presença destes animais em um ecossistema que não é propriamente deles, traz consequências como o deslocamento de nossa fauna local", "a modificação dos ecossistemas" e "ataques" a pescadores, tudo isso porque "o crescimento da população está descontrolado", advertiu David Echeverri, especialista do Cornare citado na nota.

Pablo Escobar chegou a ser um dos homens mais ricos do mundo, segundo a revista Forbes, após fundar um império do crime e do narcoterrorismo.

Apesar de sua queda e da de outros barões da droga, a Colômbia continua sendo o principal produtor de cocaína do mundo e os Estados Unidos são o seu maior mercado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)