(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas GAZA

Ajuda do Catar começa a ser distribuída em Gaza sob supervisão da ONU


14/10/2021 10:58

Dezenas de milhares de famílias palestinas da Faixa de Gaza começaram a receber, nesta quinta-feira (14), uma ajuda financeira do Catar, depois que Israel permitiu um novo mecanismo de distribuição supervisionado pela ONU.

As famílias começaram a fazer fila na madrugada desta quinta-feira em frente aos 300 centros de distribuição distribuídos pelo enclave palestino, governado pelo movimento islamita Hamas e submetido a um bloqueio israelense há quase quinze anos.

"95.000 famílias" da Faixa receberão essa ajuda, de 100 dólares, por meio das Nações Unidas, que atua como intermediário, informou em um comunicado o emissário do Catar, Mohammed al-Emadi.

A distribuição da ajuda vai durar "toda essa semana", disse Tor Wennesland, coordenador da ONU para o Oriente Médio.

Desde 2018, um responsável do Catar costuma chegar em Gaza com pastas cheias de dinheiro, que depois o Hamas distribuía entre as famílias mais pobres do enclave, onde vivem dois milhões de habitantes.

No entanto, após a guerra entre o Hamas e Israel de 10 a 21 de maio deste ano, Israel afirmou que se opõe a esse sistema de distribuição, acusando o movimento islamita de desviar o dinheiro para finalidades militares, o que o Hamas negou.

Em meados de agosto, después de várias semanas de negociações, Israel anunciou que alcançou um acordo com o Catar para que a ajuda fosse distribuída por meio da ONU e não do Hamas.

Doha também se comprometeu a fornecer combustível e a destinar 500 milhões de dólares para a reconstrução de Gaza.

Fayez Nabhan, um taxista de 41 anos, pai de cinco filhos, declarou à AFP que a vida "melhorava um pouco" com essa ajuda, enquanto Naseem al-Haddad, de 47 anos, considerou que o dinheiro "melhorava sua situação financeira e suas chances de encontrar trabalho".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)