(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TEGUCIGALPA

Igreja católica hondurenha pede que não se vote em traficantes de drogas nas eleições de novembro


13/10/2021 18:05

A Igreja Católica hondurenha pediu nesta quarta-feira (13) aos eleitores que não votassem em traficantes de drogas e corruptos nas eleições gerais de 28 de novembro, para "reconquistar o Estado de direito".

"Escolha candidatos que não estejam manchados pela corrupção, crime organizado e tráfico de drogas", exigiram os 13 bispos da influente Conferência Episcopal, em mensagem à população hondurenha.

"Além da militância política que muitos professam e além das preferências e simpatias pessoais, existe o dever moral e a obrigação patriótica de recuperar o Estado de direito", acrescentou o documento.

Honduras foi classificada como "narco-estado" em um julgamento contra o ex-deputado do governante Partido Nacional (PN, de direita), Juan Antonio "Tony" Hernández, irmão do presidente Juan Orlando Hernández, no Tribunal do Distrito Sul de Nova York.

"Tony" Hernández foi condenado à prisão perpétua em março de 2021 como traficante de drogas em "grande escala". No julgamento, o presidente testemunhou rejeitando as acusações e as atribuindo a uma vingança dos traficantes por perseguir os cartéis de drogas.

"O Estado de direito é o caminho essencial que nos levará a reabilitar a democracia", conclamaram os bispos.

Exortaram os partidos políticos a "estabelecerem alianças sobre princípios que garantam um projeto nacional" e os candidatos a apresentarem "um plano sério, pensado, raciocinado e bem fundamentado que responda aos graves problemas atuais".

O candidato do PN, Nasry Asfura, apontado por supostos atos de corrupção, é uma figura favorita nas pesquisas de intenção de voto para ganhar a presidência nas eleições gerais.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)