(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LYON

Álbum de fotos raras dos julgamentos de Nuremberg é restaurado


13/10/2021 13:03

O museu memorial de Izieu, no leste da França, apresentará na sexta-feira (15) uma versão restaurada de um raro álbum de fotos dos julgamentos de Nuremberg, que foi oferecido a magistrados que processaram líderes nazistas após a Segunda Guerra Mundial.

Este documento histórico há muito esquecido, restaurado graças à assistência financeira do consulado dos Estados Unidos em Lyon, apresenta 121 imagens tiradas nos bastidores e durante as audiências em Nuremberg, de novembro de 1945 a outubro de 1946.

Os organizadores americanos do julgamento ofereceram a cada um dos oito magistrados do tribunal este álbum, que os descendentes do juiz francês Henri Donnedieu de Vabres encontraram em uma casa de família no sul da França.

O livro, que apresenta dedicatórias de juízes americanos, britânicos e soviéticos, mostra imagens de Hermann Göring cobrindo o rosto diante de fotógrafos no tribunal ou comendo com outros líderes nazistas entre as audiências.

Izieu, local escolhido pela família do juiz, foi o último refúgio de 44 crianças judias que foram deportadas em abril de 1944 pela Gestapo de Lyon, chefiada por Klaus Barbie.

"Esta doação tem um significado profundo em Izieu", explicou seu diretor, Dominique Vidaud, à AFP, lembrando que uma mensagem enviada por Barbie sobre a operação foi uma "prova irrefutável" no julgamento contra ele por crimes contra a humanidade.

A apresentação do álbum, doado junto com os arquivos pessoais de Donnedieu de Vabres, incluindo 18 volumes de relatórios oficiais dos julgamentos de Nuremberg, será apresentada na sexta-feira durante um colóquio por ocasião do 75º aniversário do fim deste processo histórico.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)