(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CARACAS

Morre de covid-19 em prisão na Venezuela militar aliado de Chávez


12/10/2021 21:06 - atualizado 12/10/2021 21:07

O general Raúl Baduel, considerado um dos presos políticos mais emblemáticos da Venezuela por ter sido ministro da Defesa do presidente Hugo Chávez, morreu de covid-19 sob custódia, informou o procurador-geral nesta terça-feira (12).

"Lamentamos o falecimento de Raúl Isaías Baduel de parada cardiorrespiratória, decorrente da covid-19", escreveu o procurador, Tarek Saab, no Twitter.

A morte do oficial reformado ocorreu "enquanto lhe aplicavam os cuidados médicos correspondentes" e após ter recebido "a primeira dose da vacina (anticovid)", acrescentou Saab.

Baduel, que faleceu aos 66 anos, ajudou a restituir o poder a Chávez, após o golpe de Estado de abril de 2002, que o tirou brevemente do cargo, mas logo se tornou seu adversário.

O ex-ministro cumpriu quase oito anos de pena por corrupção e depois de ser posto em liberdade, em 2015, voltou a ser detido, acusado de conspirar contra o atual presidente, Nicolás Maduro, que o destituiu da Força Armada e o rebaixou.

"Com a morte de Raúl Isaías Baduel já são dez os presos políticos mortos sob custódia", disse o advogado Gonzalo Himiob, da ONG Fórum Penal, dedicada a defender presos políticos.

"A responsabilidade sobre a vida e a saúde de qualquer detido recai sobre o Estado. Exige-se continuamente tratamento médico para os presos. Quase nunca há uma resposta adequada", reforçou Himiob em uma mensagem em sua conta no Twitter.

Dois dos filhos de Baduel também foram detidos sob acusações de conspiração, o primeiro deles Raúl Emilio, que agora está em liberdade. Josnars Adolfo Baduel foi detido por suposta participação em uma incursão marítima em maio de 2019 que tentava a saída de Maduro. Ele continua detido.

Twitter


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)