(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas BAMAKO

França anuncia morte de 'importante' líder jihadista no Mali


08/10/2021 20:12

A Operação Barkhane, uma força antijihadista da França que opera na região do Sahel, na África Ocidental, anunciou nesta sexta-feira (8) que eliminou ontem, no Mali, um "importante" líder de um grupo especializado na colocação de minas artesanais.

Umaru Mobo Modhi, descrito como o líder de uma rede jihadista que instalava artefatos explosivos improvisados, foi "neutralizado" na região de Hombori, perto da fronteira com Burkina Faso, durante uma ofensiva da Operação Barkhane "em coordenação" com os exércitos malinês e dos Estados Unidos, indicaram os militares franceses, empregando o termo que costuma ser utilizado para designar a morte de um alvo.

O Exército americano fornece apoio logístico e de inteligência às forças francesas no Sahel.

Umaru Mobo Modhi "era o líder de um grupo importante dentro de Ansarul Islam. Diretamente subordinado [...] ao emir do grupo [...] supervisionava a colocação de" artefatos explosivos improvisados, explicou a Operação Barkhane.

O grupo jihadista Ansaroul Islam foi criado em 2016 em Burkina Faso, na fronteira com o Mali. O grupo mantém laços com a organização de Amadou Koufa, pertencente à nebulosa Al Qaeda no Sahel e ativo no centro do Mali.

A região central do Mali é um dos principais focos do conflito no Sahel. Na última quarta-feira (6), 16 militares malineses morreram nessa região, vítimas de uma emboscada atribuída aos jihadistas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)