(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas DUBAI

Organizadores negam censura na estátua de Davi na Expo-2020 de Dubai


07/10/2021 21:49

Os responsáveis pelo pavilhão italiano da Exposição Universal de Dubai negaram qualquer censura em uma réplica da escultura de Davi, de Michelangelo, exposta de uma forma que esconde do público em geral a parte inferior do corpo nu da estátua.

A imprensa italiana criticou a apresentação da estátua em dois níveis e acusou de censura os organizadores do evento nos Emirados Árabes Unidos.

O público em geral tem acesso ao primeiro nível, de onde só é possível contemplar a cabeça e o tronco. A planta baixa, reservada a vips e visitantes institucionais, permite contemplar os genitais de Davi.

A disposição "permite aos visitantes olhar (...) Davi nos olhos", argumentaram os organizadores. Segundo eles, a presença de funcionários emiradenses durante a inauguração da réplica, em abril, é "a prova de que não foi imposta nenhuma forma de censura".

Para o diretor artístico do pavilhão, Davide Rampello, trata-se de descobrir a estátua de "uma perspectiva mais introspectiva" do que a original, mantida na Galeria da Academia de Florença.

A réplica foi feita em resina acrílica e pesa 550 quilos, dez vezes menos do que a original, feita em mármore, entre 1501 e 1504.

Adiada por um ano devido à pandemia, a Expo-2020 de Dubai abriu as portas na semana passada e é a primeira da história a ser organizada no Oriente Médio.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)