(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CARACAS

Venezuela nomeia novo representante na UE após crise com embaixadores


06/10/2021 12:33

O governo da Venezuela nomeou um novo representante na União Europeia (UE) oito meses depois de uma crise diplomática que envolveu a expulsão de embaixadores e a uma semana do anúncio de uma missão de observação do bloco para as eleições regionais do país sul-americano.

Yvan Gil, que era vice-ministro para a Europa, "será nosso encarregado de negócios junto à União Europeia", anunciou o chanceler venezuelano, Félix Plasencia, em um tuíte na terça-feira (5).

Gil assume o lugar de Claudia Salerno. Ela foi declarada "persona non grata" pela UE em fevereiro deste ano, depois que o presidente socialista Nicolás Maduro fez o mesmo com a embaixadora da UE na Venezuela, Isabel Brilhante Pedrosa, expulsando-a do país em resposta a um pacote de sanções contra os funcionários chavistas.

As sanções incluíram Indira Alfonzo, então presidente do Conselho Nacional Eleitoral venezuelano (CNE).

Isso aconteceu após as eleições legislativas de 6 de dezembro de 2020, boicotadas e descritas como "fraude" pelos principais partidos da oposição. Seu resultado não foi reconhecido pelos Estados Unidos, pela UE e por vários países latino-americanos.

A eleição presidencial de 2018, em que Maduro foi reeleito, também não foi reconhecida.

Em 29 de setembro, a UE anunciou que enviará uma missão de observação para as eleições regionais de 21 de novembro, após uma década e meia de ausência.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)