(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas BAKU

Azerbaijão disposto a aumentar oferta de gás à Europa


06/10/2021 11:48

O Azerbaijão está disposto a aumentar sua oferta de gás natural à Europa, em plena crise energética e aumento de preços deste recurso no continente, declarou o presidente Ilham Aliev nesta quarta-feira (6).

Este país do Cáucaso, rico em hidrocarbonetos, começou no final de 2020 a fornecer gás para Itália, Grécia e Bulgária, prometendo 10 bilhões de metros cúbicos por ano.

"O Azerbaijão começou a fornecer gás para a Europa em 2020 e podemos enviar (...) para outros países europeus", disse Ilham Aliev ao novo embaixador da União Europeia em Baku.

Os preços europeus do gás alcançaram níveis nunca vistos nesta quarta-feira, impulsionados por uma demanda que se acelera e reservas baixas à medida que o inverno se aproxima.

Os preços do petróleo também alcançaram nesta quarta-feira novos recordes não vistos em vários anos.

A crise energética europeia foi intensificada por uma falta de vento para alimentar as eólicas, falhas na nuclear e redução do carvão por causa das políticas ambientalistas.

As ofertas de gás azerbaijano para a Europa começaram no final de dezembro a partir do gigantesco campo de Shah Deniz, por meio do corredor de gás que atravessa Geórgia e Turquia.

Este circuito está destinado a diversificar as ofertas dos europeus e a reduzir sua dependência do gás russo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)