(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MOSCOU

Irã espera retomada das negociações sobre o programa nuclear em breve


06/10/2021 15:17 - atualizado 06/10/2021 15:19

O Irã espera a retomada "em breve" das negociações internacionais sobre o acordo relativo a seu programa nuclear, suspensas desde junho, afirmou nesta quarta-feira (6) o ministro das Relações Exteriores do país durante um encontro com seu colega russo em Moscou.

"Enfatizei o fato de que estamos finalizando nossas consultas sobre o tema e que, muito em breve, vamos reativar as negociações em Viena", disse Hossein Amir-Abdollahian.

O chefe da diplomacia da Rússia, Serguei Lavrov, afirmou que o Irã está "pronto" e que agora a comunidade internacional espera que o governo dos Estados Unidos "retorne às obrigações legais do acordo" e acabe com "as restrições ilegais contra Teerã e todos os seus sócios".

Poucas horas antes, o ministério russo das Relações Exteriores informou que Lavrov conversou com o secretário de Estado americano, Antony Blinken, e abordou o tema da retomada das negociações.

"Voltei a dizer ao ministro Lavrov que a janela de oportunidade está se fechando cada vez mais", assegurou Blinken em uma coletiva de imprensa em Paris, em alusão às negociações nucleares.

As conversações sobre o programa nuclear iraniano estão paralisadas desde a eleição em junho do novo presidente da República Islâmica.

O acordo, assinado em Viena em 2015, oferece a Teerã um alívio das sanções ocidentais e da ONU em troca do compromisso de não adquirir armas nucleares e de uma drástica redução de seu programa nuclear, submetido às inspeções da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

Mas o acordo foi prejudicado em 2018 pela decisão do ex-presidente americano Donald Trump de abandonar o pacto e restabelecer as sanções.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)