(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas WASHINGTON

Yellen prevê que default dos EUA provocará uma recessão


05/10/2021 10:30

A inadimplência da dívida por parte dos Estados Unidos, um cenário aberto devido à falta de acordo no Congresso para elevar o limite do endividamento do país antes de 18 de outubro, pode desencadear uma nova recessão, alertou a secretária do Tesouro americana, Janet Yellen, nesta terça-feira (5).

"Estimamos que provocaria uma recessão", disse Yellen em entrevista à CNBC. Os republicanos se recusam a votar para aumentar o nível máximo da dívida do país, um procedimento que costuma ser de rotina.

Yellen advertiu anteriormente que os Estados Unidos não terão fundos para cumprirem com suas obrigações com os credores depois de 18 de outubro, se o Congresso não flexibilizar o teto da dívida do país.

Este procedimento geralmente é uma formalidade e costuma ser aprovado com um acordo bipartidário.

Mas neste ano os republicanos se recusaram a votar a favor de aumentar o teto da dívida e prometem, inclusive, bloquear a possibilidade de que os democratas aprovem esta medida com seus próprios votos, em mais uma demonstração da desavença que reina em Washington.

Os republicanos do Senado estão tentando obrigar os democratas a usarem uma complexa manobra chamada reconciliação para que assumam, exclusivamente, a responsabilidade do aumento da dívida.

Até o momento, os democratas se recusam a aceitar essa medida e acusam os republicanos de tomarem como refém a situação financeira da nação.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse na segunda-feira que os opositores republicanos são "imprudentes e perigosos" por não se juntarem aos democratas para elevar o limite da dívida.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)