(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas WASHINGTON

EUA espera retomada em breve de negociações com o Irã sobre programa nuclear


05/10/2021 06:01

O governo dos Estados Unidos espera retomar em breve as negociações com o Irã sobre o acordo nuclear, afirmou uma fonte do governo Joe Biden, após declarações similares de Teerã.

"Esperamos poder retornar rapidamente a Viena", onde acontecem as discussões, afirmou a fonte, que pediu anonimato.

"E neste momento veremos quais são as suas intenções", completou.

"O caminho em Viena para as negociações permanece aberto", destacou a fonte.

O ministério iraniano das Relações Exteriores afirmou na segunda-feira que pretende retomar as negociações com as principais potências até o início de novembro para reativar o acordo nuclear.

Apesar do ceticismo de Israel, a Casa Branca "acredita realmente que via diplomática continua sendo a melhor", disse a fonte.

Porém, advertiu que Washington e Tel Aviv concordam que o Irã fez avanços rápidos no desenvolvimento nuclear desde que o ex-presidente Donald Trump retirou os Estados Unidos do acordo.

O acordo nuclear assinado em 2015 oferecia ao Irã a suspensão parcial das sanções impostas pelo Ocidente e pela ONU em troca do compromisso de não desenvolver armas atômicasey de reduzir drasticamente seu programa nuclear, que ficaria sob o controle estrito das Nações Unidas.

Mas desde a saída unilateral dos Estados Unidos do acordo, em 2018 sob a presidência de Donald Trump, o Irã abandonou a maioria de seus compromissos.

As negociações de Viena, com participação indireta dos Estados Unidos, têm como objetivo que Washington volte a integrar o acordo e que o Irã respeite seus compromissos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)