(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TEERÃ

Irã prevê retomada do diálogo sobre programa nuclear antes de novembro


04/10/2021 10:16

O Irã prevê a retomada das negociações com as principais potências antes do início de novembro para reativar o acordo nuclear, informou nesta segunda-feira (4) o ministério das Relações Exteriores.

Durante uma entrevista coletiva, o porta-voz do ministério, Said Khatibzadeh, foi questionado sobre o que as autoridades entendiam como "muito em breve", termos utilizados para fazer referência à retomada das negociações.

Khatibzadeh respondeu que seriam 90 dias a partir da data de posse do presidente iraniano Ebrahim Raissi, em 3 de agosto, o que significa antes do início de novembro.

Noventa dias é o tempo transcorrido entre a posse do presidente americano, Joe Biden, em 20 de janeiro, e o início das negociações nucleares, em 15 de abril, em Viena.

"Não acredito que levaremos tanto tempo como demorou o governo de Biden para ir (negociar) a Viena", disse Khatibzadeh. "Não acredito que (o retorno dos negociadores iranianos) demore 90 dias, contando a partir de quando Raissi tomou posse".

O acordo nuclear de 2015 oferecia ao Irã uma suspensão parcial das sanções ocidentais e da ONU, em troca do compromisso da República Islâmica de reduzir drasticamente seu programa nuclear e não desenvolver uma bomba atômica.

Mas desde a saída unilateral em 2018 dos Estados Unidos do acordo, durante a presidência de Donald Trump, Teerã abandonou a maioria dos seus compromissos.

As negociações de Viena, com participação indireta dos Estados Unidos, têm como objetivo que Washington volte a integrar o acordo e que o Irã respeite seus compromissos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)