(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PEQUIM

China investiga ex-ministro da Justiça por corrupção


02/10/2021 08:04

As autoridades da China anunciaram neste sábado (2) uma investigação contra o ex-ministro da Justiça e ex-chefe de polícia de Pequim, o casos mais recente de alto funcionário afetado pela campanha do presidente Xi Jinping contra a corrupção.

Fu Zhenghua, que foi ministro entre março de 2018 e abril de 2020, está sendo investigado por "grave violação da disciplina e da lei", afirma um comunicado divulgado pelo Comitê Central de Inspeção Disciplinar.

Antes chefe de polícia da capital do país, Fu era considerado o idealizador da investigação contra Zhou Yongkang, ex-diretor dos serviços de segurança preso em 2015, um dos casos mais famosos da campanha de combate à corrupção.

Um número cada vez maior de dirigentes comunistas foi afetado pela campanha anticorrupção iniciada por Xi desde sua chegada ao poder em 2013, que os críticos também denunciam como uma estratégia para acabar com seus rivais.

Esta semana foi divulgada a expulsão do Partido Comunista do ex-vice-ministro da Segurança Pública Sun Lijun, que trabalhava em Hong Kong durante os protestos de 2019. Ele foi acusado de ocultar documentos confidenciais, não cumprir suas obrigações ou pagar por sexo.

Mais de um milhão de funcionários foram punidos até o momento na campanha anticorrupção estimulada por Xi Jinping.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)