(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas BERLIM

Turco é detido na Alemanha por suspeita de espionagem


01/10/2021 11:34

Um cidadão turco foi detido em um hotel de Düsseldorf, no oeste da Alemanha, suspeito de espionar o movimento Gülen para a Turquia - anunciou a Promotoria federal alemã nesta sexta-feira (1).

Apresentado como Ali D. e detido em 17 de setembro, o indivíduo é objeto de "um procedimento preliminar (...) suspeito de [realizar] atividades [próprias] de agentes dos serviços secretos, assim como de infração da lei sobre armas", declarou a Promotoria encarregada dos casos de espionagem.

O homem estaria coletando informações sobre a rede do pregador Fethullah Gülen, ferrenho opositor do presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, na região de Colônia, segundo a mesma fonte.

Aparentemente, o suspeito pretendia transmitir as informações coletadas para os serviços de Inteligência turcos (MIT).

Segundo o jornal alemão Tagesspiegel, que cita as autoridades do estado regional da Renânia do Norte-Vestfália, onde ficam Düsseldorf e Colônia, é possível que tenha preparado um ataque contra membros da rede de Gülen.

Fontes de segurança também disseram ao jornal que Ali D. é um ultradireitista turco recrutado pelos serviços de Inteligência turcos.

O homem, de 40 anos, de acordo com a imprensa alemã, foi preso depois que um funcionário do hotel encontrou uma arma em seu quarto e avisou a polícia. A Justiça também acusa-o de ter estado em posse de 200 cartuchos de munição real.

As autoridades turcas acusam a rede Gülen do golpe de Estado fracassado cometido contra Erdogan em 2016. Desde então, o chefe de estado turco lançou uma repressão implacável contra supostos partidários de Gülen, a qual foi estendida para a oposição pró-curda e a sociedade civil.

Desde 2016, mais de 300.000 pessoas foram detidas no âmbito da luta contra o movimento de Gülen, e cerca de 3.000 foram condenadas à prisão perpétua, conforme as autoridades.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)