(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas BRUXELAS

Bruxelas adverte sobre uso de mecanismo que vincula fundos europeus a Estado de Direito


30/09/2021 22:01

A Comissão Europeia está preparada para aplicar em breve um novo mecanismo que condiciona o desembolso de fundos europeus de ajuda ao respeito pelo Estado de Direito, afirmou nesta quinta-feira (30) a vice-presidente da organização, Vera Jourova.

O mecanismo, vigente desde janeiro, está "maduro demais para não ser usado", disse a comissária tcheca a repórteres, sem especificar quais países serão afetados.

Na mira de Bruxelas estão a Hungria e a Polônia, ambos liderados por governos ultraconservadores e acusados de não respeitar o Estado de Direito em questões como independência judicial e discriminação contra a comunidade LGBT.

A Comissão está sob pressão dos eurodeputados, que ameaçaram recorrer à Justiça europeia se esse mecanismo não for aplicado rapidamente.

Na primeira fase do processo, Bruxelas precisa notificar o Estado em questão das violações constatadas. Após um prazo concedido para resposta, a Comissão pode propor ao Conselho Europeu a suspensão ou redução dos fundos para o país afetado.

Até agora, a Hungria e a Polônia não conseguiram que a Comissão aprovasse seus planos de recuperação vinculados ao fundo europeu de impulso econômico pela pandemia.

Budapeste e Varsóvia apelaram ao Tribunal de Justiça da União Europeia para invalidar esse mecanismo de condicionalidade. Uma audiência está marcada para 11 a 12 de outubro, mas a decisão deve levar vários meses.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)