(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas WASHINGTON

Senadores americanos denunciam aumento da mineração ilegal na América Latina


30/09/2021 18:35

Senadores democratas e republicanos denunciaram nesta quinta-feira (30) o "alarmante" aumento da mineração ilegal na América Latina na última década, condenando em particular o governo de Nicolás Maduro na Venezuela.

"Os lucros derivados da mineração ilegal de ouro tornaram-se a principal fonte de atividades financeiras ilícitas na região, superando os lucros gerados pela produção de coca e cocaína nos últimos anos", indica uma resolução bipartidária apresentada no Senado americano.

As práticas ilegais de mineração "ameaçam a segurança, a estabilidade e o meio ambiente da região", diz o texto patrocinado pelo presidente do Comitê de Relações Exteriores do Senado, o democrata Bob Menendez, e apoiado por seus correligionários Tim Kaine e Ben Cardin e pelos republicanos Marco Rubio e Ted Cruz.

A resolução acusa o governo de Maduro de "facilitar direta e indiretamente" a mineração ilegal, causando "abusos dos direitos humanos, destruição do tecido social indígena, desmatamento, perda de habitat, degradação ambiental e aumento dos casos de malária e outras doenças na Venezuela".

O texto apela a uma melhor coordenação regional e internacional entre governo e indústria para mitigar os riscos que emanam da Venezuela e incentiva a promoção de práticas de mineração "legais, regulamentadas e sustentáveis" naquele país, bem como na Bolívia, Colômbia, Equador e Peru, onde reconhece os esforços para combater esse crime.

Segundo dados citados na resolução, a Venezuela lidera as práticas de mineração ilegal na América Latina, com 90% do ouro extraído ilegalmente no país, seguida por Colômbia e Equador, com 80%; e Bolívia e Peru, com 30%.

O texto alerta que o escoamento de todo o ouro produzido na Venezuela, estimado em 75 toneladas por ano, com valor de mercado superior a 4 bilhões de dólares, pode contribuir para o financiamento de grupos armados paraestatais, corrupção e lavagem de dinheiro, entre outros crimes.

Na Venezuela, a mineração ilegal está concentrada na região do Arco Mineiro do Orinoco, no Parque Nacional Yapacana e na Reserva da Biosfera do Alto Orinoco-Casiquiare, onde vivem comunidades indígenas de 17 grupos étnicos.

Mais de 500.000 pessoas estão envolvidas em operações de mineração na Venezuela, das quais 45% são menores e a maioria são indígenas forçados a trabalhar e ameaçados de violência, de acordo com dados do CSIS, um centro de pesquisa com sede em Washington.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)