(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LONDRES

Ilha britânica de Jersey rejeita 75 licenças de pesca de barcos franceses


29/09/2021 10:57

A ilha britânica de Jersey anunciou que concederá 64 licenças permanentes e 31 provisórias a embarcações de pesca da vizinha França, mas rejeitará pedidos de 75 barcos que terão de parar de pescar em suas águas, provocando a ira dos franceses.

Essas "decisões completamente inaceitáveis" violam "o acordo assinado no âmbito do Brexit", reagiu o porta-voz do governo francês, Gabriel Attal.

Ele ressaltou que o governo francês estudará com a Comissão Europeia eventuais "medidas de represália" se o pacto não for respeitado.

Depois do Brexit, o acordo comercial alcançado no final de 2020 entre Londres e Bruxelas estabeleceu que os pescadores europeus poderiam continuar a pescar nas águas britânicas desde que obtivessem uma licença, concedida apenas se demonstrarem que já o faziam nos últimos anos.

O Reino Unido argumenta que tem sido "razoável" e concedeu cerca de 1.700 licenças a navios da UE para pescar na zona econômica exclusiva britânica, que é definida entre 12 e 200 milhas da costa.

Num contexto de grande tensão, em maio dezenas de barcos franceses se concentram em frente ao porto de Saint Helier, capital de Jersey - uma ilha autônoma localizada no Canal da Mancha e dependente da coroa britânica - para defender seu direito de continuar pescando na região.

A situação quase degenerou em uma batalha naval quando a Marinha britânica enviou dois navios para a zona e a França dois barcos de patrulha menores. E agora o conflito ameaça ganhar novo impulso.

O governo de Jersey anunciou na quarta-feira que 64 embarcações que forneceram toda a documentação pedida receberão licença completa, somando-se às cerca de 40 já expedidas desde o início do ano.

Outras 31 embarcações que precisam apresentar dados adicionais terão uma licença provisória válida até o final de janeiro.

No entanto, os 75 barcos rejeitados porque "não realizaram nenhuma atividade pesqueira nas águas de Jersey durante o período em questão ou não puderam demonstrar tal atividade" terão de "cessar toda a atividade pesqueira nas águas de Jersey dentro de 30 dias", frisou o executivo local em um comunicado.

"A emissão dessas licenças nos próximos dias nos permitirá garantir que o esforço de pesca em nossas águas permaneça comparável à situação anterior ao Brexit", disse o ministro do Meio Ambiente, John Young.

Mas, depois que Londres anunciou na terça-feira a concessão de apenas 12 licenças adicionais em suas águas, esta nova decisão gerou indignação entre os pescadores franceses.

"É óbvio que os números não batem", disse à AFP Jean-Luc Hall, presidente do Comitê Nacional de Pesca da França.

Os pescadores estão "preparados para se mobilizar novamente em Saint Helier", alertou o presidente do comitê de pesca da região francesa da Normandia, Dimitri Rogoff.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)