UAI
Publicidade

Estado de Minas MADRI

Lava do vulcão de La Palma chega ao mar


28/09/2021 20:46 - atualizado 28/09/2021 20:51

A lava expelida pelo vulcão da ilha espanhola La Palma, que entrou em erupção há mais de uma semana, chegou ao mar na noite desta terça-feira (28), anunciou o Instituto Vulcanológico das Canàrias (Involcan).

Imagens da TV regional das Canárias, um arquipélago espanhol no Atlântico, mostraram imagens noturnas do fluxo de lava entrando em contato com a água, enquanto produzia grande quantidade de fumaça.

"O fluxo de lava chegou ao mar em Playa Nueva", destacou o Involcan no Twitter. Segundo a TV regional, o contato ocorreu poucos minutos após as 23h locais desta terça-feira (19h de Brasília).

O momento, esperado há dias, gera inquietação porque o contato da lava a mais de 1.000 graus centígrados com o mar poderia provocar explosões, ondas de água fervente e inclusive tóxicas, segundo o site do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

Como precaução, os moradores das áreas mais próximas foram confinados para evitar o contato com os gases tóxicos.

As casas "estão agora mesmo a dois quilômetros, há segurança suficiente, não acho que os gases cheguem a estes bairros", declarou à TV canária Juan Miguel Rodríguez, prefeito de Tazacorte, a cidade vizinha à área onde o fluxo de lava atingiu o mar.

Por causa da erupção, mais de 6.000 pessoas tiveram que deixar suas casas, mas não foram registrados nem mortos, nem feridos.

O fluxo de lava já devastou 656 edificações - nem todas residências - e cobriu 268 hectares nesta ilha de 85.000 habitantes, que vive do cultivo da banana e do turismo, segundo o sistema de medição geoespacial europeu Copernicus.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade