(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ATENAS

Terremoto na ilha grega de Creta deixa um morto e nove feridos


27/09/2021 07:04

Um operário que trabalhava em uma igreja que desabou morreu nesta segunda-feira (27) em um terremoto que sacudiu a ilha grega de Creta e também deixou nove feridos - informou o serviço de proteção civil à AFP.

De magnitude 5,8, de acordo com o Observatório Geodinâmico de Atenas, e 6, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), o terremoto foi registrado às 3h17 (horário de Brasília), a 23 km de Heraklion, capital de Creta.

Afetou, em especial, a cidade de Arkalohori, onde morreu a vítima, e danos consideráveis foram relatados, informou Spiros Georgiou, do serviço de imprensa da Defesa Civil, acrescentando que nove pessoas ficaram levemente feridas.

O epicentro do terremoto foi registrado a 346 quilômetros ao sul de Atenas, a uma profundidade de 10 quilômetros, de acordo com o Observatório de Atenas.

As imagens divulgadas pela televisão pública ERT mostram grandes danos, em particular, o desabamento de casas antigas de em Arkaloxori e em outras localidades perto de Heraklion.

"É um terremoto que não esperávamos. No momento, há réplicas de 4,5", afirmou o presidente da Agência de Proteção Antissísmica, o sismólogo Efthymis Lekkas, citado pela agência de notícias grega ANA.

Acompanhado por Lekkas e por uma equipe dos serviços contra catástrofes naturais (Emak), o ministro da Proteção Civil, Christos Stylianides, visitará Creta nas próximas horas, segundo a ERT.

A Grécia está situada em falhas geológicas, e terremotos são frequentes.

Em 3 de março, um terremoto registrado no centro do país, em Elassona, deixou um morto e dez feridos. Em 30 de outubro de 2020, um sismo de magnitude 7 sacudiu o Mar Egeu entre a ilha grega de Samos e a cidade turca de Izmir. Deixou duas vítimas fatais na Grécia, e 114, na Turquia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)