(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas INTERNACIONAL

Taiwan: oposição escolhe Eric Chu como novo líder do partido KMT


25/09/2021 14:24

Eric Chu, candidato do partido governista Kuomintang (KMT), ou Partido Nacionalista de Taiwan, se elegeu líder da sigla neste sábado (25), em meio a pressão crescente da China. Chu foi o vencedor absoluto, com 83.027 votos, ou 45,96% dos votos contados, até o momento.

Quatro candidatos, incluindo o presidente em exercício Johnny Chiang, competiram pela liderança do partido que defende relações mais estreitas com Pequim. Entre as medidas defendidas pelo grupo, está a exigência de Pequim de considerar Taiwan como parte da China, algo que o Partido Progressista Democrático de Taiwan se recusou a fazer.

O gigante asiático tenta colocar Taiwan sob seu controle e tem, cada vez mais, mobilizado pressão militar, diplomática e econômica em um tentativa de minar a administração do presidente, Tsai Ing-wen, e influenciar opinião entre o povo taiwanês, que favorece fortemente o status quo de independência de fato. Os nacionalistas têm defendido uma postura menos ‘complicada’ com a China.

Chu pode ser candidato do partido na próxima eleição presidencial, que deve acontecer em 2024, embora esse processo de seleção ainda não tenha começado. Tsai, o atual presidente, é impedido constitucionalmente de concorrer a um terceiro mandato.

Taiwan começou a transição da regra da lei marcial para a democracia multipartidária na década de 1980 e realizou sua primeira eleição presidencial direta em 1996. Desde então, o poder foi alternado entre os nacionalistas, também conhecidos como KMT, e os DPP.

A China se recusa a reconhecer o governo de Taiwan. O país também enviou aeronaves militares para o espaço aéreo perto de Taiwan e encenou exercícios militares ameaçadores.

Em contrapartida, os Estados Unidos aumentaram o apoio político e militar para a ilha, apesar da falta de laços diplomáticos formais entre as nações. Fonte: Associated Press.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)