(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MIAMI

Meios de comunicação pedem aos países que protejam a imprensa contra as plataformas digitais


24/09/2021 15:10

Meios de comunicação das Américas exortaram os países da região a abordar o valor do conteúdo jornalístico em plataformas digitais, para garantir uma compensação justa e razoável dos gigantes da Internet, de acordo com um comunicado conjunto.

A declaração foi assinada por associações que representam mais de 40.000 meios de comunicação do Canadá, Estados Unidos, México, Honduras, Jamaica, República Dominicana, Colômbia, Equador, Peru, Brasil, Bolívia, Chile e Argentina.

"Os meios jornalísticos têm mais audiência do que nunca, mas as receitas que financiavam o jornalismo profissional são absorvidas por intermediários que concentram mais de 80% da publicidade digital mundial", alertaram os signatários do comunicado.

As associações garantem que "é fundamental evitar práticas abusivas no mercado publicitário, onde as plataformas são árbitros e protagonistas".

O objetivo é que plataformas digitais como Google e Facebook paguem aos meios de comunicação pelo uso que fazem de seu conteúdo, com os quais obtêm fortes benefícios.

Para isso, propõem abordar a questão "em um nível global para fazer cumprir um direito [a uma remuneração justa] que se baseia tanto na propriedade intelectual quanto nas regulamentações antitruste".

O texto celebra as iniciativas do Google e do Facebook de pagar aos meios de comunicação de alguns países por seu conteúdo, embora considere que "esses programas ainda não constituem a resposta justa e abrangente que a indústria exige", e afirme que é preciso "promover um ecossistema digital saudável e equilibrado".

Além do pagamento pelo conteúdo e a concentração publicitária, as associações alertam para a questão dos algoritmos, cuja opacidade afeta a produção e distribuição do conteúdo.

"A sustentabilidade do jornalismo está em risco", afirmam os autores do comunicado, lembrando o aumento dos chamados "desertos de informação", áreas sem mídia local na região.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)