(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas WASHINGTON

Estados Unidos devolvem ao Iraque antiga tabuleta de Gilgamesh


23/09/2021 21:13

Uma tabuleta de 3.500 anos, que narra a epopeia de Gilgamesh, foi devolvida ao Iraque nesta quinta-feira (23) depois de ter sido roubada há três décadas e importada ilegalmente aos Estados Unidos.

"Para mim, significa restituir a autoestima e a confiança na sociedade iraquiana", disse o ministro iraquiano da Cultura, Hassan Nazim, durante a cerimônia de devolução, em Washington.

Apesar de pequena, a peça tem um imenso valor cultural e histórico. Contém partes da "Epopeia de Gilgamesh", considerada uma das obras literárias mais antigas da história da humanidade.

"É uma história que influiu em todas as grandes religiões monoteístas, deixando marcas também na Ilíada e na Odisseia", disse a Diretora-geral da Unesco, Audrey Azoulay.

"Sua repatriação em si é uma história de proporções épicas", disse o secretário de Justiça Auxiliar dos Estados Unidos, Kenneth Polite.

Acredita-se que a obra de argila tenha sido roubada de um museu iraquiano em 1991, durante a primeira Guerra do Golfo, e reapareceu na Grã-Bretanha em 2001, segundo Polite.

Um comerciante de arte americana a comprou de uma família jordaniana radicada em 2003 em Londres e enviou a peça aos Estados Unidos sem declarar sua verdadeira natureza na alfândega.

Em seguida, foi vendida a antiquários em 2007 por 50.000 dólares com um certificado de origem falsa e depois, em 2014, por 1,67 milhão de dólares dos proprietários da rede de artesanatos Hobby Lobby.

Um curador preocupou-se com as origens da tabuleta em 2017 devido à falta de documentação e finalmente foi apreendida em 2019.

O Ministério da Cultura do Iraque pediu a outras organizações que esquadrinhem os artefatos de procedência duvidosa.

O Iraque teve seu acervo saqueado por décadas, inclusive após a invasão americana em 2003.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)