(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LONDRES

Johnson pede para Paris se acalmar após indignação com a crise dos submarinos


22/09/2021 12:33

O primeiro-ministro britânico Boris Johnson pediu nesta quarta-feira (22) à França que se acalme após a indignação expressa pelo governo francês sobre o pacto de segurança concluído entre Estados Unidos, Austrália e Reino Unido.

"É, fundamentalmente, um grande avanço para a segurança mundial. São três aliados que compartilham os mesmos valores, que se unem e criam uma nova aliança para compartilharem tecnologia", afirmou.

A associação estratégica para a região Indo-Pacífico entre Washington, Londres e Canberra, destinada a contra-atacar a influência chinesa na região, tem como primeira consequência a ruptura de um importante contrato de fornecimento de submarinos convencionais assinado pela França com a Austrália, em troca de submarinos nucleares.

Para expressar sua indignação, a França convocou seus embaixadores nos Estados Unidos e na Austrália para consultas, um ato sem precedentes em esses aliados.

Esta aliança "não é exclusiva, não tenta excluir ninguém. Não pretende se opor à China, por exemplo", afirmou Boris Johnson.

"Busca intensificar os laços e a amizade entre três países de uma forma que, acredito, será benéfica para as coisas em que acreditamos", acrescentou.

O presidente francês Emmanuel Macron deve conversar nesta quarta-feira à tarde com seu homólogo americano Joe Biden, para discutir sobre essa crise dos submarinos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)