UAI
Publicidade

Estado de Minas PARIS

Macron e Biden conversarão nesta quarta-feira sobre a crise dos submarinos


22/09/2021 10:18

Os presidentes francês Emmanuel Macron e americano Joe Biden conversarão nesta quarta-feira (22) sobre a crise bilateral provocada pela decisão da Austrália de renunciar a um contrato com a França e decidir comprar submarinos dos Estados Unidos, anunciou o porta-voz da Presidência em Paris, Gabriel Attal.

A conversa telefônica será um "diálogo para esclarecer" o contexto em que o contrato com a Austrália foi decidido e também "as condições de um novo compromisso americano em uma relação de aliados", disse o porta-voz.

A conversa telefônica acontecerá "a pedido do presidente dos Estados Unidos", segundo Attal.

Emmanuel Macron espera obter "explicações sobre a decisão americana de deixar de lado um aliado europeu nessas negociações cruciais na cooperação na região do Indo-Pacífico", acrescentou o porta-voz.

"Esperamos que nossos aliados reconheçam que deveriam ter tido conversas e consultas, as quais não aconteceram, e que isso põe sobre a mesa a questão da confiança (...), que deve ser retomada com medidas concretas e não só com palavras", insistiu.

Estados Unidos, Austrália e Reino Unido anunciaram, em meados de setembro, uma aliança estratégica para contra-atacarem a China, incluindo a venda dos submarinos nucleares americanos para Canberra, o que retirou os franceses da jogada e fez com que perdessem um contrato milionário, além da influência.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade