UAI
Publicidade

Estado de Minas ISLA DE LA PALMA

Vulcão entra em erupção no arquipélago espanhol das Canárias

"Ela teve início na área de Cabeza de Vaca, em El Paso", informou o governo local da ilha, que começou a evacuar as áreas habitadas próximas ao vulcão.


19/09/2021 15:46 - atualizado 19/09/2021 17:07

O vulcão Cumbre Vieja entrou em erupção nas Ilhas Canárias espanholas hoje expelindo lava, cinzas e uma enorme coluna de fumaça após dias de aumento da atividade sísmica, provocando evacuações de pessoas que moram nas proximidades, disseram as autoridades
O vulcão Cumbre Vieja entrou em erupção nas Ilhas Canárias espanholas hoje expelindo lava, cinzas e uma enorme coluna de fumaça após dias de aumento da atividade sísmica, provocando evacuações de pessoas que moram nas proximidades, disseram as autoridades (foto: DESIREE MARTIN / AFP)
O vulcão Cumbre Vieja , localizado em La Palma, nas Ilhas Canárias, entrou em erupção neste domingo (19), após dias de intensa vigilância devido à sua atividade sísmica.


O vulcão expelia grandes colunas de fumaça, cinzas e lava. A TV pública espanhola noticiou às 16h30 locais o início da erupção. "Ela teve início na área de Cabeza de Vaca, em El Paso", informou o governo local da ilha em sua conta no Twitter, que começou a evacuar as áreas habitadas próximas ao vulcão. "Solicita-se à população que tome cuidados extremos e não se aproxime da área da erupção para evitar riscos desnecessários", acrescentou a prefeitura local.

Em uma dezena de municípios com nível de alerta máximo, os moradores serão obrigados a deixar suas residências e serão alojados temporariamente em abrigos na ilha. O presidente regional das Ilhas Canárias, Ángel Víctor Torres, destacou a "sorte de a erupção ter ocorrido em uma área despovoada" de uma ilha com 80 mil habitantes.

La Palma é uma das sete ilhas do arquipélago turístico das Canárias, situada perto da costa noroeste da África.

 

 

- Milhares de tremores -

O chefe de governo espanhol, Pedro Sánchez, decidiu viajar à região esta tarde, após o início da erupção. "Dada a situação gerada na ilha de La Palma, o Presidente adiou a viagem prevista para hoje a Nova York para participar na Assembleia Geral da ONU", e irá viajar esta tarde às Ilhas Canárias para acompanhar os desenvolvimentos dos acontecimentos", relatou a assessoria de imprensa do Executivo.

O funcionamento do aeroporto da ilha não foi afetado pela atividade vulcânica, informou o grupo espanhol Aena, responsável por sua gestão. O Cumbre Vieja ficou em alto nível de alerta por uma semana devido ao aumento da atividade sísmica na ilha.

Desde sábado, o Instituto de Vulcanologia das Ilhas Canárias registrou vários milhares de terremotos de baixa intensidade, até o nível 4 da escala Richter, na área do vulcão.

No interior do vulcão também ocorreram movimentos de milhões de metros cúbicos de magma e o solo subiu cerca de dez centímetros na área de Cumbre Vieja.

- Última erupção em 1971 -

Horas antes do início da erupção, autoridades já haviam evacuado as pessoas com mobilidade reduzida de suas casas. O Ministério do Interior informou que mais de 200 membros das forças de segurança viajaram para a área de helicóptero. O Exército também foi mobilizado, informaram autoridades.

A última erupção do Cumbre Vieja ocorreu em 1971. O arquipélago espanhol das Canárias, de origem vulcânica, enfrentou a última erupção em 2011, desta vez debaixo d'água, na ilha de El Hierro.

Twitter


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade