(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas NOVA YORK

Exemplar da Constituição dos EUA vai a leilão com lance mínimo de US$ 15 milhões


17/09/2021 17:46

Um raro original da Constituição americana, assinada em 17 de setembro de 1787 na Filadélfia, vai a leilão por um valor de 15 a 20 milhões de dólares, anunciou nesta sexta-feira (17) a casa de leilões Sotheby's.

Está previsto que a venda seja celebrada em novembro em Nova York.

A Sotheby's expõe até este domingo uma coleção privada de documentos constitucionais que datam do período revolucionário, entre 1776 e 1789, como a famosa Carta Constitucional assinada na Filadélfia pelos "pais fundadores" dos Estados Unidos, entre eles George Washington, Benjamin Franklin e James Madison.

Selby Kiffer, historiador especialista em manuscritos e livros antigos na Sotheby's, disse à AFP que se trata de um "fantástico primeiro (exemplar) impresso da Constituição dos Estados Unidos, que foi provavelmente impresso em 16 de setembro" de 1787.

Trata-se de um documento "raríssimo", pois restam apenas "onze exemplares" apesar de terem sido impressos provavelmente "quinhentos", e apenas um está em mãos privadas, explicou Kiffer.

O exemplar pertence à colecionadora americana Dorothy Tapper Goldman.

Espera-se que o documento, em estado de conservação bastante excepcional, permaneça nos Estados Unidos, embora possa ser adquirido por um estrangeiro.

A Sotheby's exibe esta coleção da história constitucional americana em um momento de grande polarização política nos Estados Unidos.

No sábado será celebrada uma manifestação em Washington DC de partidários do ex-presidente americano Donald Trump em apoio aos partidários de Trump que invadiram a sede do Congresso em janeiro.

Centenas de manifestantes pró-Trump forçaram a entrada do Capitólio quando os parlamentares estavam reunidos para certificar a vitória do democrata Joe Biden na eleição presidencial, o que o ex-presidente nunca aceitou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)