(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas RIADE

Arábia Saudita intercepta mísseis e drones procedentes do Iêmen


05/09/2021 08:55

As autoridades sauditas informaram no sábado (4) a interceptação de mísseis balísticos e de drones-bomba lançados do vizinho Iêmen contra alvos no leste e no sul do país.

Estilhaços dos projéteis interceptados caíram na cidade de Dammam (leste), ferindo dois garotos e danificando 14 casas, disse o Ministério da Defesa.

"A Defesa Aérea Saudita interceptou e destruiu três mísseis balísticos e três drones-bomba lançados pelas milícias huthis apoiadas pelo Irã", afirmou o porta-voz do ministério, general de brigada Turki al-Malki, em um comunicado.

O general criticou o "comportamento brutal e irresponsável" dos insurgentes do Iêmen.

A coalizão liderada pela Arábia Saudita contra os huthis disse à emissora estatal Al Ekhbariya que tomará "duras medidas" para proteger os civis.

Os projéteis e os drones foram dirigidos às cidades de Najran e Jizan (sul), assim como à Província Leste, onde fica Dammam, uma área com importante infraestrutura de petróleo.

Os rebeldes, que costumam lançar esse tipo de ação contra o reino vizinho, não comentaram o incidente.

Este evento ocorre quatro dias depois que um drone-bomba atingiu o aeroporto internacional de Abha, no sul da Arábia Saudita, deixando oito feridos. E se dá às vésperas da posse do novo enviado das Nações Unidas para o Iêmen, Hans Grundberg.

A Arábia Saudita interveio no Iêmen, em 2015, a favor do governo, pouco depois que rebeldes huthis apoiados pelo Irã conquistaram a capital do país, Sanaa.

O conflito no Iêmen causou a perda de dezenas de milhares de vidas e deixou milhões de deslocados. Segundo a ONU, é o país que vive a mais grave crise humanitária do mundo hoje.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)