(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas YANGON

Mais de 20 soldados birmaneses morrem em combates com rebeldes perto da fronteira chinesa


03/09/2021 11:17

O exército de Mianmar declarou na segunda-feira que um oficial e um número indeterminado de suboficiais e soldados morreram em combates com rebeldes em Mongko (nordeste), em 28 de agosto.

Os confrontos começaram em 28 de agosto em Mongko, no estado de Shan, perto da fronteira com a China, quando as tropas birmanesas tentaram tomar uma base do MNDAA (Myanmar Nationalities Democratic Alliance Army), segundo um porta-voz deste grupo e a imprensa local.

Quinze soldados morreram nesse dia e outros oito durante novos combates que ocorreram em 1º de setembro, declarou este porta-voz, que afirmou que nenhum combatente do MNDAA morreu.

A AFP não pôde verificar o número de vítimas.

Mianmar, formada por 135 grupos étnicos, tem cerca de vinte conflitos com comunidades rebeldes, algumas das quais controlam territórios fronteiriços do país.

As motivações dos rebeldes são diversas, desde lutar por uma maior autonomia, até o reconhecimento de sua identidade étnica ou religiosa, passando por conseguir uma parte do lucrativo tráfico de drogas ou dos diversos recursos naturais, como o jade.

Muitos grupos étnicos do norte de Mianmar têm ligações culturais fortes com a China, falam dialetos chineses e usam o yuane, sua moeda.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)