(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas WASHINGTON

EUA busca aprender lições dos 20 anos de guerra no Afeganistão


01/09/2021 18:21

Chefes do Pentágono disseram nesta quarta-feira (1º) que sentiram "dor" e "raiva" após a retirada americana do Afeganistão e que "humildemente" tentarão aprender as lições da guerra naquele país, que foi deixado sob o controle dos talibãs.

O secretário de Defesa, Lloyd Austin, e o General de Estado-Maior Conjunto, Mark Milley, refletiram sobre um conflito que tirou a vida de 2.461 soldados americanos, incluindo 13 em um ataque suicida pelo Estado Islâmico-Khorasan (EI-K) em 26 de agosto, enquanto a retirada pelo aeroporto de Cabul estava em andamento.

"Estes foram dias, na verdade anos, incrivelmente emocionais e difíceis", disse Milley. "Todos nós temos (...) sentimentos de dor e raiva, pesar e tristeza, combinados com orgulho e resiliência", completou.

Austin reconheceu a onda de sentimento intenso sobre a guerra que começou com a queda do regime talibã do poder, no final de 2001, e se encerra com a polêmica retirada das tropas americanas em meio ao retorno dos talibãs ao comendo do país.

A invasão americana ocorreu após os ataques de 11 de setembro de 2001, que deixaram quase 3.000 mortos nos Estados Unidos e foram perpetrados pela Al-Qaeda, uma organização com base no Afeganistão e protegida pelo governo Talibã.

"Sei que esses foram dias difíceis para muitos de nós. E ao olharmos para trás como nação na guerra do Afeganistão, espero que todos o façamos com consideração e respeito", pediu Austin.

"Como sempre fazemos, este departamento vai olhar para trás, com clareza e profissionalismo, e aprender todas as lições possíveis", acrescentou sobre o resultado da guerra, que não descreveu como "perda" ou "derrota".

Milley disse que há muitas lições táticas, operacionais e estratégicas a aprender. "Como chegamos a este momento no Afeganistão será analisado e estudado nos próximos anos. E nós, no exército, abordaremos isso com humildade, transparência e sinceridade", afirmou.

"Quando olhamos para os acontecimentos dos últimos 20 anos e dos últimos 20 dias, isso gera dor e raiva".

Também sugeriu a possibilidade dos Estados Unidos e os talibãs trabalharem juntos no futuro para combater o Estado Islâmico-Khorasan, responsável pelo atentado suicida que custou a vida de 13 soldados americanos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)