(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SAN FRANCISCO

Jogadores fazem greve na Twitch em protesto contra ataques de ódio


01/09/2021 17:08

Jogadores da plataforma Twitch convocaram uma greve de transmissões ao vivo nesta quarta-feira (1º) para protestar contra a onda de assédio racista e misógino que muitos criadores de conteúdo enfrentam e para exigir que a empresa adote medidas para protegê-los melhor.

"Hoje é #ADayOffTwitch ('um dia fora da Twitch') e francamente... É catártico", escreveu em sua conta no Twitter RekItRaven, uma jogadora negra que se autodenomina "não binária" - quem não se identifica como homem nem como mulher.

Raven e outros criadores de conteúdo se uniram para impulsionar a greve. "Adiantamos a data porque não é mais apenas assédio. As pessoas atacadas veem suas informações pessoais transmitidas na Twitch. Estava ficando perigoso", disse à AFP.

Devido a ondas recorrentes de racismo e referências ao grupo supremacista branco Ku Klux Klan, Raven lançou recentemente a hashtag #TwitchDoBetter ('Twitch, melhore') no Twitter. Dezenas de usuários, sobretudo não brancos da comunidade LGBTQ, aderiram à campanha para denunciar a falta de ação da plataforma.

Um porta-voz da Twitch afirmou à AFP que o site "apoia o direito dos streamers de falar e informar questões importantes".

"Ninguém deveria sofrer ataques maliciosos por ser quem é ou por suas opiniões, e estamos trabalhando intensamente para evitar que contas proibidas passem pelos filtros, assim como em melhorias para tornar a Twitch mais segura para os criadores", detalhou.

Lançada em 2011 e adquirida pela Amazon três anos mais tarde, a Twitch recebe mais de 30 milhões de visitantes por dia. Os usuários costumam assistir a jogos de videogame com comentários ao vivo dos próprios jogadores famosos e podem interagir com eles e com outros espectadores.

Nos últimos meses, o fenômeno dos "ataques de ódio" assumiu uma dimensão sem precedentes, de acordo com as vítimas, cujas janelas de bate-papo são regular e repentinamente inundadas por insultos relacionados à sua cor de pele, orientação sexual, religião... Até mesmo com apelos por suicídio e imagens ultra-violentas.

Twitter

AMAZON.COM


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)