(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MÉXICO

Mexicana Pemex restabelece produção de petróleo após incêndio em plataforma


30/08/2021 16:49

A estatal Petróleos Mexicanos (Pemex) restabeleceu a produção de 421.000 barris diários de petróleo, que tinha sido suspensa após um incêndio mortal em uma plataforma marítima no Golfo do México, informou a empresa nesta segunda-feira (30).

"Em relação ao incidente na plataforma E-Ku-A2, ocorrido em 22 de agosto passado, foi restabelecida a produção de 421.000 barris diários e os 125 poços que foram fechados foram reabilitados", disse a empresa em um comunicado.

O incidente - que deixou cinco mortos e dois desaparecidos - provocou prejuízos de 25 milhões de dólares diários, segundo autoridades da estatal.

O acidente na plataforma, situada na Sonda de Campeche, no Golfo do México, ocorreu durante os trabalhos de manutenção previstos.

O complexo Ku-Maloob-Zaap, onde se situa a plataforma, produz cerca de 718.000 barris diários, o que equivale a 40% dos 1,68 milhão de barris extraídos no país, segundo dados do governo mexicano.

Além disso, realiza trabalhos "estratégicos" como receber gás, comprimi-lo e injetá-lo nos poços para extrair o óleo com bombas pneumáticas.

A petroleira destacou que as atividades para retomar a produção no complexo foram realizadas "sem acidentes que afetassem o pessoal, nem incidentes nas instalações ou danos ao meio ambiente".

A Pemex requer incrementar seus investimentos para reverter um declínio prolongado de sua produção, que caiu de 3,4 milhões de barris diário, em média, em 2004 a 1,7 milhões atuais.

Em 2020, a empresa perdeu cerca de 23 bilhões de dólares no que denominou de "a pior crise de sua história" devido à pandemia de covid-19.

No segundo trimestre deste ano, a Pemex obteve lucros de 14,364 bilhões de pesos (cerca de 719 milhões de dólares), diante de um aumento nas vendas domésticas e externas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)