(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ROMA

Defensores da legalização da eutanásia na Itália reúnem assinaturas para referendo


25/08/2021 16:30

Os defensores da legalização da eutanásia na Itália obtiveram mais de 750.000 assinaturas, ultrapassando o limite de meio milhão necessário para pedir ao Parlamento a realização de um referendo, anunciaram os organizadores da iniciativa nesta quarta-feira (25).

A consulta visa a reverter a lei que proíbe o suicídio assistido e pode ser realizada no próximo ano.

Entre os signatários está o jornalista e escritor Roberto Saviano, autor de diversos ensaios sobre a máfia napolitana.

"Assinei por livre escolha, para quem não tem possibilidade de ir para outros países onde a eutanásia é legal", explicou a Associação Luca Coscioni, uma das organizadoras.

A lei italiana pune o suicídio assistido com uma pena de 5 a 12 anos de prisão. No entanto, em 2019, o Tribunal Constitucional introduziu uma exceção para os casos em que "os pacientes são mantidos vivos através de tratamentos [...] e que sofrem de uma patologia irreversível, fonte de sofrimento físico e psicológico, que consideram intolerável, sendo integralmente capazes de tomar decisões livres e conscientes".

A eutanásia permanece inacessível a outras pessoas com doenças incuráveis e que causam sofrimento.

O referendo, sublinharam os seus promotores, permitirá, se for ratificado, autorizar "ajuda médica para a morte voluntária" de "doentes que necessitem desta ajuda externa para pôr fim ao seu próprio sofrimento".

Mario Adinolfi, presidente do pequeno partido cristão Popolo della Famiglia, denunciou a "campanha de marketing" em favor da "cultura da morte".

Por sua vez, os bispos italianos expressaram na semana passada sua "grave preocupação" com a coleta de assinaturas para descriminalizar o que chamaram de "homicídio consensual", que consideram "uma derrota do ser humano".

Desde abril, os partidários da aprovação da eutanásia começaram a recolher as assinaturas para a convocação do referendo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)