(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas WASHINGTON

EUA aceleram evacuação de Cabul enquanto prazo final de 31 de agosto se aproxima


23/08/2021 21:38 - atualizado 23/08/2021 21:43

Milhares de pessoas foram evacuadas pelo Exército americano através do aeroporto de Cabul nas últimas 12 horas, informou nesta segunda-feira (23) um funcionário da Casa Branca. Washington tenta encerrar a operação em 31 de agosto, prazo limite para suas tropas deixarem o Afeganistão.

Nas 12 horas antes das 15h locais desta segunda-feira (16h do horário de Brasília), cerca de 10.900 pessoas tinham sido evacuadas do Aeroporto Internacional Hamid Karsai, disse o oficial, atualizando os números divulgados anteriormente pelo Pentágono.

O número de pessoas removidas do Afeganistão desde julho em voos dos Estados Unidos chegou a cerca de 53.000, incluindo 48.000 desde que os voos foram intensificados em 14 de agosto, quando o Talibã entrou em Cabul.

Mais cedo, o porta-voz do Pentágono, John Kirby, disse que os evacuados incluíam "vários milhares" de americanos, além de milhares de afegãos que trabalharam para as forças americanas e solicitaram ou receberam vistos especiais. Os afegãos incluem muitos considerados em risco por seu trabalho em organizações não governamentais, mídia e outros empregos.

Kirby acrescentou que a atenção continua voltada para que as operações de evacuação dos EUA sejam concluídas antes de 31 de agosto, data limite estabelecida pelo presidente Joe Biden para a retirada do país.

A meta se mantém apesar das objeções dos aliados da Otan, que temem que os voos a partir de Cabul sejam suspensos dias antes de 31 de agosto para permitir a retirada dos 5.800 soldados americanos deslocados no aeroporto para apoiar a própria operação.

- "Temos tempo" -

Às vésperas de uma reunião virtual do G7 dedicada ao Afeganistão, Kirby não descartou o adiamento do prazo.

Para os Estados Unidos, "o objetivo é fazer com que o maior número possível de pessoas saia o mais rápido possível", disse. "O objetivo é tentar fazer tudo o que estiver ao nosso alcance antes do final do mês".

Na Casa Branca, o conselheiro de segurança nacional de Biden, Jake Sullivan, se esquivou de perguntas sobre um possível adiamento do prazo e repetiu que o governo americano estava avaliando a situação "dia a dia".

Ele acrescentou que Biden conversou com o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, na segunda-feira.

"Continuamos em contato próximo com aliados e parceiros para coordenar a evacuação de seus próprios cidadãos e de seu pessoal prioritário", afirmou.

Sullivan estimou também que há tempo suficiente para retirar todos os cidadãos americanos que desejam deixar o país. "Como o presidente já disse, acreditamos que temos tempo até o dia 31 para evacuar todos os americanos que desejarem", disse.

Funcionários alemães, britânicos e franceses afirmaram, nesta segunda-feira, que as evacuações que eles realizam poderiam continuar depois de 31 de agosto e manifestaram o desejo de que a força dos Estados Unidos permaneça no local para ajudar no transporte aéreo internacional.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)