(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ANCARA

Turquia nega ter mirado em clínica durante ataque aéreo no Iraque


21/08/2021 21:34

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, negou neste sábado que o ataque aéreo desta semana no noroeste do Iraque, que matou oito pessoas, tenha tido como alvo uma clínica.

Erdogan insistiu em que havia membros do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), que Ancara lista como organização terrorista, na instalação atacada. "Ao contrário das versões da organização terrorista, o alvo atacado não foi um hospital ou centro médico, e sim um dos locais de hospedagem da organização" PKK, afirmou Erdogan, durante conversa telefônica com o primeiro-ministro iraquiano, Mustafa al-Kazimi.

Três mortes foram inicialmente relatadas no ataque aéreo de terça-feira, que ocorreu na província de Sinjar, mas autoridades iraquianas disseram no dia seguinte que o número havia aumentado para oito. Entre os mortos estavam quatro funcionários de uma clínica e quatro combatentes da Brigada 80 da poderosa coalizão iraquiana Hashed al-Shaabi, apoiada pelo Estado e ligada ao PKK.

Os ataques turcos geraram tensão com Bagdá, mas o presidente Erdogan alertou que seu país "cuidará" da presença do PKK se o Iraque não o fizer.

O Iraque costuma denunciar as violações turcas à sua soberania e convocou repetidamente o embaixador da Turquia devido à campanha militar transfronteiriça de Ancara.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)