(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MÉXICO

Corte dos EUA aceita ação do México contra fabricantes de armas


20/08/2021 19:17

Uma corte dos Estados Unidos aceitou uma ação ação apresentada pelo México contra traficantes de armas daquele país aos quais acusa de "comércio negligente", que incentiva o contrabando e a violência do narcotráfico, informou o governo mexicano nesta sexta-feira (20).

"A Corte Federal de Massachusetts aceitou o litígio apresentado pelo governo do México contra diversas empresas encarregadas de comércio negligente das armas que a criminalidade usa aqui. É um primeiro grande passo", escreveu no Twitter o chanceler mexicano, Marcelo Ebrard.

Este tribunal vai revisar a ação civil que o México apresentou em 4 de agosto contra empresas como Smith & Wesson, Beretta, Colt, Glock, Century Arms, Ruger e Barrett, produtoras de pelo menos 68% das mais de meio milhão de armas introduzidas ilegalmente no país latino-americano a cada ano, segundo informação incluída na alegação.

A maioria das empresas - nove fabricantes e duas distribuidoras - já tinham sido notificadas formalmente e deverão apresentar sua contestação no prazo legal correspondente, explicou a chancelaria em um comunicado.

A corte de Massachusetts determinará agora os prazos e as etapas para ouvir os méritos e outras questões procedimentais da ação mexicana.

"Nestas instâncias, o Governo do México terá a oportunidade de apresentar suas argumentações legais e a evidência que compilou para documentar o vínculo causal entre as ações dos demandados e suas consequências no âmbito da violência e da segurança no México", acrescentou a chancelaria.

O litígio, sem precedentes na relação bilateral, faz parte de uma "estratégia ampla" do governo mexicano para deter o tráfico de armas que inclui também colaborações "no mais alto nível" com Washington.

Segundo dados da administração do presidente Andrés Manuel López Obrador, entre 70% e 90% das armas recuperadas em cenas do crime no México foram traficadas dos Estados Unidos.

A ação visa a que as fabricantes americanas compensem financeiramente o México pelos danos causados por um montante que deverá ser determinado no julgamento.

Também exige que desenvolvam e implementem padrões razoáveis e verificáveis para monitorar e disciplinar os distribuidores de armas.

Autoridades mexicanas acusam estas empresas de estar desenvolvendo modelos especialmente desenhados para os traficantes de drogas mexicanos, um argumento incluído na ação.

O tráfico ilegal de armas é um tema central na agenda de México e Estados Unidos, principal mercado dos poderosos e sanguinários cartéis do narcotráfico.

Desde 2006, o México acumula 300.000 assassinatos, a maioria ligados ao crime organizado.

SMITH & WESSON HOLDING CORPORATION

COLT GROUP


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)