(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LILLE

Negociador europeu denuncia 'obstrucionismo' britânico nos acordos do Brexit


20/08/2021 10:32

O ex-negociador da União Europeia (UE) para o Brexit Michael Barnier acusou os britânicos de "obstrução política" ("filibuster", no termo em inglês) por, segundo ele, não aplicarem o acordo alcançado em matéria de pesca.

Na pesca, ou na questão irlandesa, "vemos que os britânicos agora estão tentando reabrir parte dos acordos que fecharam conosco, o que não é aceitável", disse Barnier à AFP durante uma visita ao porto pesqueiro de Boulogne-sur-Mer, no norte da França.

"Eles se recusam a licenciar barcos que tenham direito a pesca, segundo os termos do nosso acordo", acrescentou Barnier, que vê "uma forma de obstrucionismo político nessa atitude".

A pesca foi um dos pontos mais duros durante a negociação para um acordo comercial pós-Brexit, concluída no final de dezembro entre União Europeia e Reino Unido.

As capturas por parte dos pescadores da UE em águas britânicas representam 650 milhões de euros (em torno de US$ 760 milhões) ao ano.

O pacto determinou que as frotas europeias deverão renunciar a 25% de suas capturas ao término do período de transição, em junho de 2026, e precisarão de licenças de Londres para poderem entrar em suas águas territoriais.

"Se as licenças não forem concedidas, isso pode criar um problema bilateral muito sério entre França e Reino Unido e também entre União Europeia e Reino Unido", advertiu Barnier.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)