(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ABIDJAN

Costa do Marfim registra 49 casos de contatos de portadora de ebola, afirma OMS


19/08/2021 12:54

Em Abidjan foram identificados 49 casos de pessoas que estiveram em contato com uma jovem guineana que deu positivo para o vírus do ebola, informou a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta quinta-feira (19).

A jovem viajou por estrada desde Labé (Guiné) na semana passada, dirigindo-se à capital econômica da Costa do Marfim, a 1.500 km de distância.

"Já foram identificados 49 contatos durante o trajeto e também entre famílias em seu ponto de partida, Labé", informou Georges Kizerbo, especialista da OMS.

Um médico da Costa do Marfim afirmou que havia 70 pessoas a bordo do ônibus em que a jovem viajou. "Destas, 33 chegaram em Abidjan e o resto ficou espalhado pela Costa do Marfim", declarou. O ônibus fez paradas em Duekué e Guezabo (oeste), além da capital administrativa do país, Yamusukro.

"Ampliamos uma rede e assim pudemos identificar as comunidades em que essas pessoas vivem", informou o ministro da Saúde, Pierre Demba, na mesma reunião online.

Matshidiso Moeti, diretora regional da OMS-África, elogiou "a notável solidariedade" entre Guiné e Costa do Marfim contra o ebola, e "a velocidade de reação" das autoridades deste último país.

A Guiné, com apoio da OMS, doou ao país vizinho 5.000 doses da vacina anti-ebola, quando soube da notícia da jovem infectada.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)