(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas WASHINGTON

Mais soldados americanos chegam a Cabul para evacuar civis


14/08/2021 15:57

Um novo grupo de militares dos Estados Unidos chegou a Cabul neste sábado (14) para garantir a evacuação segura dos funcionários da embaixada e civis afegãos que trabalharam para as forças americanas, em meio ao forte avanço do Talibã, informou o Pentágono.

Depois que um contingente inicial desembarcou na capital afegã na sexta-feira, a operação americana parece acelerar, conforme os insurgentes se aproximavam de Cabul.

Bill Urban, porta-voz do Comando Central dos Estados Unidos, disse que os soldados "continuam" chegando, mas não especificou quantos estavam no solo até agora ou se as evacuações começaram.

O porta-voz do Pentágono, John Kirby, declarou na sexta-feira que os Estados Unidos teriam capacidade para transportar "milhares de pessoas por dia" depois de enviar 3.000 soldados para Cabul antes do final do fim de semana.

Nesta semana, quase 4.200 pessoas ainda trabalhavam na embaixada dos Estados Unidos em Cabul.

Além disso, milhares de afegãos que trabalharam para os Estados Unidos durante a ocupação de 20 anos no país devastado pela guerra, como intérpretes ou motoristas, e suas famílias, estão tentando partir o mais rápido possível, temendo retaliação do Talibã.

Muitos deles solicitarão vistos especiais de imigrante (SIV) para permanecer nos Estados Unidos.

O Pentágono estima que terá de evacuar cerca de 30.000 pessoas antes de concluir sua retirada do Afeganistão até 31 de agosto, prazo estabelecido pelo presidente Joe Biden.

Os combatentes do Talibã se aproximavam de Cabul depois de derrotar as forças armadas afegãs nos últimos 10 dias.

Neste sábado, o presidente afegão, Ashraf Ghani, prometeu evitar mais derramamento de sangue e disse que negociações estavam em andamento para tentar encerrar os combates, sem oferecer detalhes específicos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)