"Infelizmente, 15 pessoas perderam a vida na província de Kastamonu e duas na província de Sinop", disse a agência governamental responsável por desastres naturais (Afad) em um comunicado.
As inundações, que afetam principalmente as províncias de Kastamonu, Bartin e Sinop, localizadas na costa do Mar Negro, foram causadas por fortes chuvas na manhã de quarta-feira.
Equipes de resgate tentaram encontrar sobreviventes em um prédio residencial que desabou em Kastamonu, após as violentas enchentes.
O nível da água subiu até quatro metros em algumas cidades, segundo as autoridades, e ruas inteiras foram transformadas em torrentes que arrastaram carros e sinais de trânsito.
"Ofereço minhas condolências às famílias de nossos 17 concidadãos que perderam suas vidas. Todas as nossas instituições estão mobilizadas nas áreas afetadas", disse o presidente Recep Tayyip Erdogan na quinta-feira.
"Esta é uma catástrofe que não vivíamos há 50 ou 100 anos, talvez. Registramos chuvas recordes em alguns lugares", concluiu o ministro da Agricultura e Florestas, Bekir Pakdemirli, na quarta-feira.
As fortes chuvas causaram deslizamentos de terra que, entre outros danos, derrubaram uma ponte. Oito pessoas tiveram que ser hospitalizadas.
Mais de mil socorristas foram mobilizados para prestar assistência aos afetados pelo desastre, disse a Afad.
Publicidade
ISTAMBUL
Sobem para 17 os mortos por enchentes no norte da Turquia
Publicidade
