(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas KATMANDU

Nepal viola direitos de povos indígenas em nome da proteção ambiental, afirma relatório


09/08/2021 10:48

Os povos indígenas do Nepal sofrem violações de seus direitos humanos, que incluem torturas e assassinatos, em nome das políticas ambientais, afirmaram nesta segunda-feira (9) em um relatório conjunto a Anistia Internacional (AI) e uma organização local.

Quase um quarto do território do país do Himalaia está protegido, graças aos esforços pela conservação das espécies, particularmente do tigre e do rinoceronte, realizados pelo governo e reconhecidos a nível internacional.

Em nome dessas políticas ambientais, os povos indígenas são "expulsos à força" de suas terras ancestrais, denuncia um relatório da ONG e do Community Self-Reliance Centre (CSRC), com sede no Nepal, publicado no Dia Internacional dos Povos Indígenas.

"Este sucesso (ambiental) foi alcançado por meio de um preço alto pago pelos povos indígenas do país, que viveram nessas áreas protegidas e dependeram delas por gerações", disse em um comunicado Dinushika Dissanayake, vice-diretora do programa para o sul da Ásia da AI.

De acordo com esta responsável, desde a década de 1970, os sucessivos governos nepaleses adotaram uma abordagem conservadora que "limita severamente sua capacidade de acesso aos alimentos tradicionais, plantas medicinais e outros recursos".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)