(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas WASHINGTON

Incêndio na Califórnia é o segundo pior da história do estado


08/08/2021 20:02 - atualizado 08/08/2021 20:07

O incêndio Dixie, no norte da Califórnia, tornou-se o segundo maior da história do estado, anunciaram autoridades americanas neste domingo, quando três pessoas foram reportadas desaparecidas e milhares fugiam do avanço das chamas.

Neste domingo, o fogo havia destruído 187.562 hectares, um aumento em relação ao dia anterior, em que 181.187 hectares foram devastados. As chamas cobrem agora uma área maior que a de Los Angeles.

O Dixie é o maior incêndio florestal ativo nos Estados Unidos, mas também um dos 11 grandes incêndios florestais da Califórnia. Neste fim de semana, ele superou o Mendocino Complex, de 2018, e se tornou o segundo pior da história do estado, de acordo com autoridades.

O governador Gavin Newsom visitou ontem a cidade histórica de Greenville, atingida pelas chamas, e agradeceu às equipes que combatem o fogo. Ele disse que as autoridades deveriam dedicar mais recursos à gestão das florestas e à prevenção de incêndios.

"As secas estão mais pronunciadas, faz mais calor do que nunca. Temos que reconhecer diretamente que estes são incêndios florestais induzidos pelo clima", observou. Os oito maiores incêndios florestais da Califórnia foram produzidos a partir de dezembro de 2017.

O incêndio, que deixou três bombeiros feridos no sábado, permanecia 21% contido neste domingo, sem mudanças em relação ao dia anterior, informou o site CalFire. As equipes estimam que o fogo, iniciado em 13 de julho, não será extinto antes de 20 de agosto.

- Temperaturas altas -

Os ventos fracos e o aumento da umidade ajudaram os bombeiros, que, ainda assim, preparam-se para as altas temperaturas, que devem ultrapassar os 38°C no meio da semana.

Milhares de residentes fugiram da área e muitos encontraram acomodações temporárias - vivendo até em barracas - na região, muitas vezes sem saber se suas casas se salvaram.

O incêndio Dixie já destruiu 404 estruturas e devastou a histórica cidade de Greenville. A CalFire afirmou que enviou equipes em um esforço para salvar casas nas cidades de Crescent Mills e Hunt Valley. Mais de 5 mil pessoas lutam contra o Dixie.

No fim de julho, o número de hectares queimados na Califórnia aumentou mais de 250% desde 2020, que já havia sido o pior ano de incêndios florestais na história moderna do estado. Uma seca prolongada que, segundo os cientistas, é causada pela mudança climática, deixou grande parte do oeste dos Estados Unidos ressecado e vulnerável a incêndios altamente destrutivos.

Uma investigação preliminar identificou que o incêndio Dixie pode ter começado quando uma árvore caiu sobre uma linha de energia da empresa regional Pacific Gas & Company (PG&E;), operadora privada culpada anteriormente pelo incêndio de Camp, ocorrido em 2018, que matou 86 pessoas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)