(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SÃO PAULO

Ação da Petrobras tem alta de 9,6% após resultados trimestrais


05/08/2021 20:26

A ação da Petrobras fechou nesta quinta-feira em alta de quase 10%, impulsionada pela divulgação, na véspera, de resultados melhores do que o esperado no segundo trimestre.

A ação ordinária chegou a ser negociada a 11,8% antes do meio-dia, encerrando o dia com alta de 9,63%. A disparada não foi suficiente para conter a queda do Ibovespa, que retrocedeu 0,14% devido, principalmente, ao setor de siderurgia.

A Petrobras reportou nesta quarta-feira um lucro líquido de 42,8 bilhões de reais no segundo trimestre, revertendo o resultado no vermelho de 2,71 bilhões no mesmo período de 2020. O número superou amplamente as projeções mais otimistas, que chegavam a 33,6 bilhões, segundo consulta do jornal "Valor" a cinco financeiras.

Para a Petrobras, foi o terceiro trimestre consecutivo de lucro, após as quedas provocadas pela desaceleração da economia mundial durante a primeira onda da pandemia. "A redução do endividamento da empresa, uma geração de caixa muito forte, um Ebitda também bastante expressivo e o dividendo que a empresa divulgou que irá distribuir" animaram os investidores, explicou Alex Agostini, da consultoria Austin Rating.

A alta desta quinta-feira foi a maior desde o colapso de cerca de 20% da ação da Petrobras em 22 de fevereiro, quando o presidente Jair Bolsonaro substituiu o economista Roberto Castello Branco pelo general Joaquim Silva e Luna como presidente da empresa.

A alta da ação da Petrobras contrastou com as perdas no setor siderúrgico e em outros ramos, atribuídas por analistas ao impacto do aumento da Selic para 5,25% a fim de conter a inflação. O papel da Vale caiu 3,05% e o da CSN, 3,96%. A holding Bradespar, divisão de investimentos do banco Bradesco, teve a maior queda, de 5,11%.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)