(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas BRUXELAS

UE envia aeronaves e bombeiros para países europeus afetados por incêndios


04/08/2021 14:42 - atualizado 04/08/2021 14:43

A Comissão Europeia anunciou nesta quarta-feira (4) que enviará aviões, helicópteros e bombeiros para Itália, Grécia, Albânia e Macedônia do Norte para ajudar estes países a combater os incêndios.

Dois aviões modelo Canadair da França foram enviados para as áreas afetadas na Itália, informou o Executivo europeu, em um comunicado à imprensa.

Duas aeronaves de combate a incêndios do Chipre estão prestando apoio à Grécia, além de uma equipe de extinção de incêndios encarregada de apoiar as operações em terra, acrescenta a nota.

Além disso, dois helicópteros destinados a apoiar as operações na Albânia serão disponibilizados pela República Tcheca e pela Holanda. Já a Eslovênia enviará uma equipe de 45 bombeiros para a Macedônia do Norte.

A Suécia também anunciou o enviou de duas aeronaves.

Esta ajuda é articulada no âmbito do mecanismo de Defesa Civil da UE. A Comissão Europeia cobre pelo menos 75% dos custos relacionados com os transportes.

"Estamos trabalhando dia e noite para enviar ajuda, no momento em que os incêndios causam estragos na Europa", comentou o comissário europeu encarregado da gestão de crises, Janez Lenarcic, agradecendo aos países contribuintes.

"A Proteção Civil da União Europeia vela para que todas as nossas ferramentas de combate aos incêndios sejam usadas da melhor forma possível. Trata-se de um excelente exemplo da solidariedade da União Europeia em caso de necessidade", completou.

A União Europeia já enviou três aviões de combate a incêndios para a Turquia esta semana, atingida pelo maior incêndio em uma década, que deixou oito mortos.

Na Grécia, a pior onda de calor em 30 anos provocou vários incêndios, incluindo um nos arredores da capital, Atenas, que obrigou à evacuação de 300 pessoas.

Na ilha de Eubeia, 200 quilômetros a nordeste de Atenas, uma dezena de aldeias e um mosteiro foram cercados pelas chamas de um incêndio incontrolável no momento, de acordo com os bombeiros.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)